top of page

Existe mais de um tipo de Nota Fiscal Eletrônica?


Hoje em dia procuramos meios para facilitar e digitalizar tudo que for possível, sejam documentos, processos, entre outros. Com o comércio não foi diferente: a nota fiscal, aquele cupom gerado em compras ou prestação de serviços também recebeu atualizações.

Foram criadas versões digitais para vários documentos, que buscam “aposentar os papéis” e facilitar o armazenamento. Veja mais a seguir sobre as 4 diferentes notas!

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

É a versão digital da nota fiscal (modelos 1 e A1), relacionada à produtos e serviços que tenham cobrança de Imposto (ICMS- Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Entenda mais sobre os modelos de certificado:

Como eu sei a validade do documento?

Neste caso, a empresa emissora precisa apresentar o Certificado Digital e com isso, a assinatura digital.

Saiba como credenciar sua empresa no SEFAZ:

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Veio em substituição da Declaração de Serviço, relacionada à outro tipo de Imposto, o ISS- Imposto Sobre Serviços.

Neste caso, existem dados e valores de impostos municipais. Ou seja, a cobrança aqui é de acordo com a cidade.

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Este documento está relacionado à diversos outros que dizem respeito ao transporte de cargas. Ou seja, ele procura reduzir faturas e pagamentos duplicados.

Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)

É um documento de valor fiscal, para que a empresa tenha comprovação do serviço ou produto que vendeu ao consumidor; para que o cliente saiba da compra e tenha certificação digital e para que o Governo possa fiscalizar a empresa.

Em suma, todos os modelos citados acima vieram para facilitar a vida da empresa, do consumidor e do governo. Afinal, a digitalização reduz custos de papel, arquivamento e também de custos. Conheça outras vantagens aqui:


POSTAGENS RECENTES

bottom of page