top of page

Saiba mais sobre DANFE e sua utilização


Você já deve ter ouvido o termo “DANFE” em algum momento dentro do comércio, pois esse é um termo comum para um documento tão comum quanto o nome.

A sigla significa “Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica”. Ou seja, esse é um documento gerado junto com a Nota Fiscal Eletrônica e sua função é representar graficamente a NF-e (podendo assim, ser impressa).

Neste documento constam as informações mais importantes da NF-e, código de barras e uma chave de acesso, para que quem receba o DANFE possa consultar via internet a nota fiscal original.

Mas qual a vantagem para o destinatário?

No quesito de entrega, o documento é gerado pois o motorista precisa dele para apresentá-lo à fiscalização, caso contrário, poderá receber multa por não portar tal papel.

Além disso, o DANFE também serve como confirmação de entrega do produto/serviço, já que exige assinatura do destinatário no momento da entrega.

Saiba mais vantagens sobre a emissão de NF-e:

E qual a estrutura deste documento?

Algumas informações são obrigatórias no DANFE, sendo elas:

  • Data e horário da saída para entrega; dados do veículo de entrega e transportadora; dados da mercadoria e operação.

  • Informações do emitente;

  • Informações da NF-e (número e série, n° de folhas do documento, chave de acesso e código de barras)

  • DANFE- Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica

Além disso, há um layout específico que precisa ser seguido (disponível no Manual de Integração-Contribuinte, no portal da Nota Fiscal Eletrônica).

Caso o documento tenha mais que uma folha, todas as páginas deverão ser numeradas e conter a as informações citadas acima.

Confira também:

Posso adicionar alguns detalhes?

Sim, é possível adicionar elementos sem a necessidade de autorização especial, desde que não extrapolem o limite de 50% do verso da DANFE (vale aqui logo, dados de transporte e mercadorias adicionais).


POSTAGENS RECENTES

bottom of page